sábado, 26 de abril de 2008

igreja NÃO!

Não são construções feitas por mãos humanas.

Não são nomes em paredes ou placas.

Não significa, também, não termos nomes em paredes ou placas.

Não tem endereços.
Não tem donos.
Não tem fundadores.
Não tem estatutos.
Não tem CGC.
Não é pra freqüentar.
Não é um clube.
Não é uma Organização.
Não é exclusiva.
Não é pra controlar vidas.
Não é pra buscar "Benção".
Não tem liturgia.

ELA é constituída de pessoas, construções e edifícios vivos.
ELA não tem nome, pois alguns dos termos igreja, que quer dizer EKKLESIA (em grego), significa: chamados para fora, porém era, também, a nomenclatura greca-judaica, herdada sociologicamente e adotada secularmente (a milhares de anos) para referir-se ao um ajuntamento de pessoas com fins em comum. Jesus Cristo, O DIVISOR DA HISTÓRIA, faz referência à "igreja", em seu SIGNIFICADO (essência) e não em seu SIGNIFICANTE (materialidades ou localidades). Porém seu maior significado não é, também, "não ter um nome" e vir tornar-se a "bandeira dos sem bandeiras", possibilitando a revitalização do ciclo de vaidades camuflado em nosso coração enganoso. O que sempre fará a diferença em uma sociedade descrente das diversas formas de ajuntamentos (em sua maioria) carregados de mesmíces e fins em si mesmos, será a busca incessante por VIVENCIAR o SIGNIFICADO ESSENCIAL e SIMPLES do AJUNTAMENTO ESPONTÂNEO de PESSOAS QUE SE ACEITAM, SE PERDOAM E BUSCAM AMAR-SE UMAS AS OUTRAS, PROJETANDO O AMOR RECEBIO À SOCIEDADE, SEM PEDIR NADA EM TROCA, e por fim, entendendo que os espaços físicos e geográficos serão sempre mais uma consequência do AMOR vivenciado. As geografias e os relevos sempre servirão o curso do rio e não o contrário.

O SIGNIFICADO DELA é manifesto onde estiverem 2 ou 3 reunidos no nome DELE.
ELA pertence tão somente a ELE, que é o NOIVO e o CABEÇA.
ELA não foi fundada, mas estabelecida por Jesus Cristo no coração da humanidade.
Suas leis, princípios e valores estão todos contidos na ESSENCIALIDADE do VERBO que SE ENCARNOU manifestando atos de BOAS e NOVAS ao mundo, nos ensinando o mesmo proceder.
ELA não avalia indivíduos pela freqüência nos cultos feitos em reuniões, mas pela vivência cotidiana nos encontros na caminhada humana, visto que não existe significância em culto algum, se não houver culto na existência de cada um.
ELA não precisa de uma carteirinha para validar sua filiação, pois seu valor e registros estão no sangue, DELE, que foi derramado pela humanidade.
ELA é um Organismo Vivo.
ELA é toda Inclusiva.
ELA foi constituída para gerar vida na sociedade.
ELA é pra ser Benção.
SUA liturgia é como a vida: livre e imprevisível.
ELA é transcendente, pois transcende a cultura, contextos e história da humanidade.
ELA foi gerada ANTES DA FORMAÇÃO DE QUALQUER ÁTOMO.

Por José Luiz de Abreu e Heber de Oliveira.

Nenhum comentário: